sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

G12, M12 ou MDA — qual é o melhor modelo de crescimento?


Rick Warren e sua “igreja com propósitos” têm conquistado muitas comunidades evangélicas em todo o mundo. Joel Osteen continua fazendo sucesso nos Estados Unidos com a sua “igreja emergente”. No Brasil, o colombiano César Castellanos — pai do G12 ou “igreja em células” — ganhou muitos adeptos com o seu “extraordinário” modelo de crescimento. E o principal modelo dissidente do G12, o M12 (ou MIR, Ministério Internacional da Restauração), do “patriarca” Renê Terra Nova, também “vai muito bem, obrigado”. 

O modelo celular da moda é o MDA (Modelo de Discipulado Apostólico), que está conquistando muita gente... Não quero ser estraga-prazeres, mas assisti a várias pregações do “pastor/apóstolo” Abe Huber, idealizador do MDA, no Youtube, e não notei grandes diferenças entre o seu modelo e os conhecidos G12 e M12. A estratégia de discipulado é mesma. E o triunfalismo — à base de declarações antibíblicas como “Eu decreto prosperidade”, “Eu decreto perdão de pecados” e “Eu decreto que o Brasil é do Senhor Jesus” — e outros elementos gedozistas também são os mesmos, infelizmente.

Modelos, modelos, modelos... Até parece que eles vão salvar o cristianismo! Até parece que o mistério para o crescimento esteve escondido por cerca de dois mil anos e somente agora Deus resolveu revelá-lo a alguns “apóstolos”! Até parece que Jesus Cristo, o fundamento (1 Co 3.11) e o edificador da Igreja (Mt 16.18), não deu a ela, através da sua Palavra, todas as instruções necessárias para o seu crescimento espiritual, numérico e geográfico! É no Novo Testamento, especialmente nos Evangelhos e em Atos dos Apóstolos, que encontramos o verdadeiro modelo — sem “pacote herético” — de crescimento da Igreja.

Jesus Cristo, o nosso paradigma, não nos mandou decretar isto ou aquilo. Não é à base de decreto e determinação que mudaremos o mundo. O Senhor nos mandou orar (Mt 7.7,8), pregar o Evangelho (Mc 16.15) e fazer discípulos (Mt 28.19). E a eficácia da evangelização/discipulado está relacionada com a conduta moral exemplar dos salvos. Estes devem ser cristãos verdadeiros. Os pregadores do Evangelho devem pregar o que vivem e viver o que pregam, andando como Jesus andou (1 Jo 2.6; At 10.38). #ProntoFalei, não para agradar ou desagradar, e sim para compartilhar o que está em meu coração. 

Ciro Sanches Zibordi

Fonte: http://cirozibordi.blogspot.com.br/2014/02/g-12-m-12-ou-mda-qual-e-o-melhor-modelo.html

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Bem-vindo ao OS REMIDOS NO SENHOR: Um blog para quem não é manipulado!

Os artigos são livre expressão do seus autores, muitos só postamos a título de informação para conhecimento e não refletem necessariamente as posições adotadas pelo OS REMIDOS NO SENHOR. Nosso propósito, no entanto, é contribuir e incentivar a livre reflexão do nosso público alvo: pastores, líderes, e cristãos em geral que exercem seu papel no Reino de Deus.

Comente, questione, critique, aconselhe, tire dúvidas.

Esclarecemos que, como um site evangélico, não somos neutros em relação às questões aqui levantadas. Portanto, reservamo-nos o direito de bloquear ou excluir comentários segundo critérios próprios. Não sou e nem desejo ser mestre de ninguém, não procuro discípulos, nem admiradores, nem seguidores. Procuro apenas leitores sinceros e amadurecidos para questionar, de maneira sóbria e crítica, as crenças e os paradigmas hegemônicos e misteriosos das escrituras sagradas.

Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

Mas difamações, ataques pessoais, trollagens, xingamentos, atitudes de intolerância, assim como comentários à serviço de militâncias políticas e religiosas não serão aceitos!

Se você não é um desses, esqueça este meu comentário porque a mensagem não é para você,



Whos

Você Pode Gostar Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Minha lista de blogs

- See more at: http://www.ecleticus.com/2011/10/slide-que-funciona-automatico-no.html#sthash.w0HvNCS1.dpuf