domingo, 27 de janeiro de 2013

Levanta-te para Eu falar contigo!


Por Ronaldo Alves

Filho do homem, põe-te sobre os teus pés e falarei contigo. Ezequiel 2: 1 (Tradução Brasileira de 1917)

Com esta afirmação o Senhor fala a Ezequiel. Havia a necessidade do profeta estar nesta posição para que Deus pudesse lhe falar.

A bíblia não relata, com precisão, que situação era esta de Ezequiel. Se era literal ou figurada. Estaria ele numa posição inferior ao estar de pé ou no sentido figurado de estado de espírito.
Para que o Senhor fale ao profeta, deve ele estar sensível à sua voz, para que o Espírito Santo o anime, levantando sua disposição para falar ao povo.

Falando-me ele, entrou em mim o espírito, e pus-me sobre os meus pés; ouvi aquele que me falava. Ezequiel 2; 2 (Tradução Brasileira de 1917)

O profeta tem que ter ousadia, coragem para enfrentar a soberba e arrogância do povo e seus líderes, que não receberão suas denúncias de bom grado. Suas mentiras são confrontadas pela verdade bíblica, por isso resistem à profecia da palavra.

As profecias proferidas hoje são músicas para os ouvidos, massagens para os egos e não corrigem o povo, deixando-os na mesma situação degradante. Profetas modernos apenas se ocupam em serem reconhecidos, para isto não proferem à verdade e sim mentiras que agradam o povo.

Eles, quer queiram ouvir, quer não queiram (porque são casa rebelde), saberão que tem estado no meio deles um profeta. Tu, filho do homem, não tenhas medo deles, nem temas as suas palavras, ainda que estejam contigo sarças e espinhos, e habites entre escorpiões; não temas as suas palavras, nem te assustes com os seus semblantes, ainda que são casa rebelde. Dir-lhes-ás as minhas palavras, quer queiram ouvir, quer não queiram; pois são rebeldes. Ezequiel 2: 5-7 (Tradução Brasileira de 1917)

Um profeta verdadeiro não tem amigos, não anda em circulo de amizades, não há quem queira estar ao seu lado neste empreendimento. Todos o abandona para não estarem no mesmo estado de "esquecimento".  Sua vida é solitária, não há quem queira testificar dos mesmos princípios.

Jeremias era desprezado pelos seus. Todos eles eram rejeitados por fazer oposição aos seus pecados e saberem de sua relação com Deus, que os reprovava.


Mesmo sabendo do juízo que fariam, os profetas do Senhor pela sua palavra denunciavam os pecados de Israel, enfrentado reis e sacerdotes que abandonavam o Senhor. 

Elias vivia no deserto. Após o desafio no Carmelo, é ameaçado por Jezabel desejando à morte. Ao fazer caminhada de 40 dias, por ordem do Senhor, chega ao Horebe e se esconde em uma caverna, e o Senhor pergunta-lhe: Que fazes aqui, Elias? 

Ele respondeu: Tenho sido zeloso por Jeová, Deus dos exércitos; porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares e mataram à espada os teus profetas; eu, somente eu, fiquei, e procuram tirar-me a vida. I Reis 19: 10 (Tradução Brasileira de 1917)


O profeta se escondera do perigo iminente que o rodeava, pois Jezabel intentava matá-lo. Depois da ousadia em que matara 850 profetas, temia a fúria de uma mulher. 


Devemos depositar nossa total confiança em Deus, que no momento certo trará o livramento. Sua insatisfação era por achar que todos os profetas do Senhor havia sido exterminados pela pérfida Jezabel, mas não sabia ele que o Senhor guardara 7 mil que não se dobrara a Baal. Havia a necessidade dele se levantar daquela prostração em que se encontrava, pois Deus não o usaria naquele estado. 


Não devemos nos acovardar com tal situação, a obra é do Senhor e Ele está no controle de todas as coisas. Denuncie o mal e deixe que os rebeldes no momento certo sejam "tratados" pelo Senhor.

Tu, porém, filho do homem, ouve o que eu te digo; não sejas rebelde, como aquela casa rebelde. Abre a tua boca, e come o que eu te dou. Quando olhei, eis que uma mão se estendia para mim, e nela se achava o rolo dum livro; abriu-o diante de mim; o rolo estava escrito por dentro e por fora. Nele estavam escritas lamentações, e suspiros e ais. Ezequiel 2: 8-10 (Tradução Brasileira de 1917)

O profeta tem que exercitar à palavra, meditar nela, orando  para que venha falar da parte de Deus sem embaraço ao povo.

Disse-me mais: Filho do homem, come o que achares; come este rolo, e vai falar à casa de Israel. Eu abri, pois, a minha boca, e ele me deu a comer o rolo. Então me disse: Filho do homem, dá de comer ao teu ventre, e enche as tuas entranhas deste rolo que eu te dou. Eu o comi; e ele era, na minha boca, doce como o mel. Ezequiel 3: 1-3 (Tradução Brasileira de 1917)

Seja profeta de Deus na terra exercitando na palavra, para que a igreja esteja curada de suas "enfermidades". Não se intimide com os opositores, cumpra seu ministério com coragem e ousadia para a Glória de Deus.

A Graça e a Paz do Senhor Jesus! 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Bem-vindo ao OS REMIDOS NO SENHOR: Um blog para quem não é manipulado!

Os artigos são livre expressão do seus autores, muitos só postamos a título de informação para conhecimento e não refletem necessariamente as posições adotadas pelo OS REMIDOS NO SENHOR. Nosso propósito, no entanto, é contribuir e incentivar a livre reflexão do nosso público alvo: pastores, líderes, e cristãos em geral que exercem seu papel no Reino de Deus.

Comente, questione, critique, aconselhe, tire dúvidas.

Esclarecemos que, como um site evangélico, não somos neutros em relação às questões aqui levantadas. Portanto, reservamo-nos o direito de bloquear ou excluir comentários segundo critérios próprios. Não sou e nem desejo ser mestre de ninguém, não procuro discípulos, nem admiradores, nem seguidores. Procuro apenas leitores sinceros e amadurecidos para questionar, de maneira sóbria e crítica, as crenças e os paradigmas hegemônicos e misteriosos das escrituras sagradas.

Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

Mas difamações, ataques pessoais, trollagens, xingamentos, atitudes de intolerância, assim como comentários à serviço de militâncias políticas e religiosas não serão aceitos!

Se você não é um desses, esqueça este meu comentário porque a mensagem não é para você,



Whos

Você Pode Gostar Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Minha lista de blogs

- See more at: http://www.ecleticus.com/2011/10/slide-que-funciona-automatico-no.html#sthash.w0HvNCS1.dpuf