quinta-feira, 5 de julho de 2012

Evangelho do jeitinho



A Palavra de Deus é imutável e permanece para sempre (I Pedro 1.25), contudo há quem busca um jeitinho de amoldá-la ao seu modo de pensar e agir. A expressão jeitinho, no sentido mais comum, refere-se à violação de convenções sociais, alternativa para driblar normas legais ou qualquer artifício de validade ética duvidosa. Trata-se na verdade de prática enganosa, bastante comum em nossos dias, que está fortemente arraigada entre os obstinados que querem levar vantagem em tudo. É fruto da iniquidade e tem se multiplicado nesse tempo do fim (Mateus 24.12).

Esse mau comportamento vem influenciando negativamente muitos cristãos, que se recusam a submeter seus pensamentos e maneira de viver aos preceitos Bíblicos.

Chegam ao cúmulo de acreditar que o Corpo de Cristo deve tolerar diversas práticas que são condenadas pelas Escrituras. Mas o Senhor nos alerta: O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos. Pela manhã destruirei todos os ímpios da terra, para desarraigar da cidade do Senhor todos os que praticam a iniquidade “(Salmo 101.7-8).

Nessa cultura de tolerância e omissão, disseminam a falácia de que não se pode dizer certas verdades. Usam a premissa de que não se deve julgar seu irmão nem se levantar contra o ungido do Senhor Ora, julgar é decidir como juiz, entretanto, repreender quem pecou contra ti é orientação do próprio Senhor Jesus Cristo, conforme Mateus 18.15-20, que estabelece três instâncias: repreensão pessoal, na presença de duas ou três testemunhas e perante a igreja. Além disso, "Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto" (Provérbios 27.5).

Esse evangelho do jeitinho vem admitindo também as chamadas mentirinhas. Há cristão que acha isso normal e não vê problema quando a finalidade é alcançar alguma vantagem, como se o fim humanamente proveitoso justificasse o meio diabólico da mentirinha.  Sabe-se que o diabo é mentiroso e pai da mentira (João 8.44), logo esse meio antiético não poderá ter outra paternidade. Por isso é bom recordar o que disse Jesus: "Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna" (Mateus 5.37).

Além disso, muitos têm apenas a aparência de piedosos. São avarentos, presunçosos, soberbos, obstinados, orgulhosos e mais amigos dos deleites do que de Deus, negando assim a eficácia da piedade. “Destes afasta-te” (II Timóteo 3.1-5). E não se misture a essa Babilônia moderna da decadência moral, mas "Saí do meio dela, ó povo meu, e livrai cada um a sua alma do ardor da ira do Senhor" (Jeremias 51.45). Outra vez diz: “Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas" (Apocalipse 18.4).

Por outro lado, o cristão autêntico não se conforma com o jeito mundano nem se cala diante de tudo que é contrário à Palavra de Deus. “E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as. Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe” (Efésios 5.11-12). Aliás, o cristão diz sempre a verdade e aponta o caminho que liberta do engano. A vontade de Deus é "que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade" (I Timóteo 2.4), todavia a porta é estreita e o caminho apertado que conduz à vida (Mateus 7.13-14), não existindo jeitinho para alcançar a salvação a não ser renunciando a si mesmo e seguindo os passos de Jesus (Mateus 16.24).

Dessa forma, quem quer seguir a Cristo não se prende a jugo desigual com os gananciosos e infiéis.  Porquanto, está firmado na convicção de que não há sociedade entre a justiça do Reino de Deus e as tramoias e conchavos desse mundo, não há comunhão da luz do Evangelho com as trevas dessa geração corrompida e perversa, e nem há consenso entre o templo do Deus vivente e os ídolos inertes dos homens. Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei” (II Coríntios 6.17). E assim, de que maneira você pratica o Evangelho, ao modo que Cristo ensinou ou do seu jeitinho?          

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Bem-vindo ao OS REMIDOS NO SENHOR: Um blog para quem não é manipulado!

Os artigos são livre expressão do seus autores, muitos só postamos a título de informação para conhecimento e não refletem necessariamente as posições adotadas pelo OS REMIDOS NO SENHOR. Nosso propósito, no entanto, é contribuir e incentivar a livre reflexão do nosso público alvo: pastores, líderes, e cristãos em geral que exercem seu papel no Reino de Deus.

Comente, questione, critique, aconselhe, tire dúvidas.

Esclarecemos que, como um site evangélico, não somos neutros em relação às questões aqui levantadas. Portanto, reservamo-nos o direito de bloquear ou excluir comentários segundo critérios próprios. Não sou e nem desejo ser mestre de ninguém, não procuro discípulos, nem admiradores, nem seguidores. Procuro apenas leitores sinceros e amadurecidos para questionar, de maneira sóbria e crítica, as crenças e os paradigmas hegemônicos e misteriosos das escrituras sagradas.

Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

Mas difamações, ataques pessoais, trollagens, xingamentos, atitudes de intolerância, assim como comentários à serviço de militâncias políticas e religiosas não serão aceitos!

Se você não é um desses, esqueça este meu comentário porque a mensagem não é para você,



Whos

Você Pode Gostar Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Minha lista de blogs

- See more at: http://www.ecleticus.com/2011/10/slide-que-funciona-automatico-no.html#sthash.w0HvNCS1.dpuf