quarta-feira, 7 de março de 2012

REINO DE DEUS OU DAGOM?



Domingo de manhã. Fui comprar pão. Em frente à padaria tem uma porta cristã aberta logo cedo. A voz rouca ao microfone me chamou atenção. Entrei e me acomodei.

Tem uma espécie de "arca da aliança" que está girando iluminada sob um altar atrás do púlpito.

O moço na tribuna falava sobre Dagom, o deus filisteu que se ferrou depois que recebeu em seu templo a Arca da Aliança Mosaica roubada da nação vizinha. Na história bíblica, relatada em I Sm 5, os judeus nem precisaram se mexer em busca da Arca Perdida. O povo inimigo se consumiu em pestes, hemorroidas e tumores até devolverem o objeto sacro!

Conheço a história desde menino! Só não conhecia o aplicativo feito no microfone:

“Você quer vencer Dagom? Quer?

Então... Não se mexa para nada!

Sabe aquele dinheiro que você ia pagar para o advogado tentar tirar seu filho da cadeia?

Sabe aquele dinheiro que você ia usar para comprar o remédio que o médico receitou para a doença crônica?

Você vai trazer aqui na frente, diante da Arca” Giratória!! ("giratória" é expressão minha. Impressionou-me a alegoria. Mas todo o resto eu ouvi como agora se lê...)

Não pague o advogado, não compre a medicação! Pratique a fé!

Quanto você não daria para tirar seu filho da prisão? R$ 3.000,00? R$ 2.000,00? Ou não daria até muito mais?

Você não faria todo sacrifício que fosse necessário? Sim ou não?

Então vem trazer esse dinheiro aqui no Balcão de Negócios Divinos (bom, confesso: “balcão de negócios divinos" ele não falou não... Eu que inventei... Mas juro que só inventei mais essa!)

Quanto você pagaria para ficar curado? Para ter saúde? Não daria até tudo que tem?

Então para que você vai dar esse dinheiro para o remédio se você pode dar para Deus?

Quem já tem a arca em casa (um amuleto uma arca pequenina “dada” aos que exercitam a fé!) em aqui na frente para nós orarmos por você!"

Fiquei sentado com mais alguns poucos.

"Agora vem quem não tem a arca ainda."

Aí todo mundo se levanta e caminha para o altar matadouro. Já sabem que Deus só vai abençoá-los se permitirem que lhes arranquem o couro, a pelo, a lã... (Mas tudo na vida tem seu preço, não é?)

Daí vejo a fila. A fila. Mães desesperadas. Doentes aflitos.

"Você pode ter a Arca da Aliança por R$ 90,00 – não menos que isso!"

(Dessa vez não inventei nada, o limite para levar o objetinho ordinário era esse mesmo!)

Só eu fiquei. Fiquei só. Eu, dois obreiros e meu dinheirinho do pão.

Saí. Saí sem arca. Saí inteiro... Mas arrancaram minha alma logo cedo.

Dei as costas, que ficaram pesadas com a tristeza de ter visitado o templo de Dagom. O templo onde a Arca seqüestrada gira em exposição, como amuleto!

Sim, eu fui ao templo de Dagom, onde a dádiva é comprada sob signos judaico-cristãos.

E saibam disso todos os seus adoradores: só existe um "deus" que negocia as respostas de oração em espécie - Lá o chamam de "Jesus", mas seu nome é Diabo!*

*O estelionato é de cunho espiritual, mas essa categoria de crime não consta na nossa legislação!

Esse caso aconteceu com Marcelo Quintela ao entrar em uma Igreja Universal. É através dessas manipulações que os cofres iurdianos têm sido abarrotados com os dízimos dos fiéis. O que antes era uma forma de demonstrar o amor à obra, ofertando à Casa do Senhor, agora é uma forma que a massa tem para fazer barganha com Deus e que os manipuladores têm para se enriquecerem as custas da fé alheia.

Como o próprio Quintela lembrou, citando um trecho bíblico, "nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis..."

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Bem-vindo ao OS REMIDOS NO SENHOR: Um blog para quem não é manipulado!

Os artigos são livre expressão do seus autores, muitos só postamos a título de informação para conhecimento e não refletem necessariamente as posições adotadas pelo OS REMIDOS NO SENHOR. Nosso propósito, no entanto, é contribuir e incentivar a livre reflexão do nosso público alvo: pastores, líderes, e cristãos em geral que exercem seu papel no Reino de Deus.

Comente, questione, critique, aconselhe, tire dúvidas.

Esclarecemos que, como um site evangélico, não somos neutros em relação às questões aqui levantadas. Portanto, reservamo-nos o direito de bloquear ou excluir comentários segundo critérios próprios. Não sou e nem desejo ser mestre de ninguém, não procuro discípulos, nem admiradores, nem seguidores. Procuro apenas leitores sinceros e amadurecidos para questionar, de maneira sóbria e crítica, as crenças e os paradigmas hegemônicos e misteriosos das escrituras sagradas.

Comentários de "anônimos" não serão necessariamente postados. Procure sempre colocar seu nome no final de seus comentários (caso não tenha uma conta Google com o seu nome) para que seja garantido o seu direito democrático neste blog. Lembre-se: você é responsável direto pelo que escreve.

Mas difamações, ataques pessoais, trollagens, xingamentos, atitudes de intolerância, assim como comentários à serviço de militâncias políticas e religiosas não serão aceitos!

Se você não é um desses, esqueça este meu comentário porque a mensagem não é para você,



Whos

Você Pode Gostar Também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Minha lista de blogs

- See more at: http://www.ecleticus.com/2011/10/slide-que-funciona-automatico-no.html#sthash.w0HvNCS1.dpuf